A psicanálise, também conhecida como “terapia da fala”, é um tipo de tratamento baseado nas teorias de Sigmund Freud, frequentemente chamado de “pai da psicanálise”. Freud desenvolveu essa modalidade de tratamento para pacientes que não respondiam aos tratamentos psicológicos ou médicos disponíveis em seu tempo.
A Psicanálise
Freud acreditava que certos tipos de problemas vêm de pensamentos, sentimentos e comportamentos enterrados profundamente na mente inconsciente. Portanto, o presente é moldado pelo passado – as ações atuais de um indivíduo estão enraizadas nas experiências da primeira infância.
Os psicanalistas ajudam os clientes a acessar sua mente inconsciente para recuperar emoções reprimidas e experiências profundas, às vezes esquecidas. Ao obter uma melhor compreensão de sua mente subconsciente, os pacientes adquirem uma visão dos motivadores internos que impulsionam seus pensamentos e comportamentos. Isso permite que os pacientes trabalhem para mudar comportamentos negativos e destrutivos.
O que faz um psicanalista?
Usando os princípios da teoria psicanalítica, um analista fornece terapia. Durante as sessões de terapia, o psicanalista escuta enquanto o paciente discute fantasias e sonhos e narra experiências. O terapeuta procura padrões ou eventos recorrentes do passado que possam desempenhar um papel nos problemas atuais do paciente. Um psicanalista também:
- Reúne-se com os pacientes individualmente;
- Mantém sessões aproximadamente quatro vezes por semana durante 50 minutos ou mais cada sessão;
- Incentiva os pacientes a auto identificar seus estados emocionais;
- Ajuda os pacientes a entender os fatores subconscientes que impulsionam seu comportamento;
- Mantém a confidencialidade do paciente;
- Mantém anotações detalhadas de cada sessão.
Como ser psicanalista?
Para se tornar psicanalista é necessário ter um curso reconhecido de psicanálise. As instituições reconhecidas, como a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, exigem formação anterior em psicologia, medicina ou na área de humanas, como história, filosofia, sociologia, antropologia e letras. Assim, um psiquiatra ou psicólogo também podem ser psicanalistas ao fazer o curso.
Que problemas a psicanálise pode tratar?
A psicanálise é usada para tratar uma variedade de condições e problemas emocionais em adultos e crianças. Uma variedade de problemas geralmente responde bem a esse tipo de tratamento, incluindo:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Ataques de pânico;
- Fobias;
- Comportamento obsessivo;
- Traumas;
- Distúrbios alimentares;
- Problemas de autoestima;
- Dificuldades sexuais;
- Problemas de relacionamento;
- Comportamentos autodestrutivos,
Como funciona o tratamento psicanalítico?
Numerosas suposições fundamentam as teorias por trás da psicanálise. Em primeiro lugar, existem três funções dentro da personalidade de todos – o id, o ego e o superego. O id, compreendendo tanto o instinto quanto os impulsos fundamentais básicos, é energia inconsciente; também inclui tendências agressivas e sexuais. A mente consciente, ou o ego, serve para manter o id sob controle, exercendo uma influência moderadora. Finalmente, o superego representa a realidade externa, incluindo pensamentos, sentimentos e comportamentos conscientes, que refletem os costumes e valores dos pais ou da sociedade.
Esses três componentes formam o modelo estrutural do que conhecemos como personalidade. A interação entre os três apresenta uma luta pelo domínio, que ocorre dentro de cada pessoa. O tratamento psicanalítico ajuda a aliviar as tensões subjacentes que ocorrem entre o id, o ego e o superego. Na tentativa de equilibrar essas três funções mentais, os pacientes devem revelar seus pensamentos e sentimentos inconscientes.
Na maioria das terapias psicanalíticas tradicionais, o paciente se deita em um sofá enquanto o terapeuta se senta atrás do paciente para evitar contato visual. Essa posição ajuda o paciente a se sentir confortável, para que ele possa chegar a um nível mais íntimo de discussão com o psicoterapeuta.
A terapia psicanalítica normalmente compreende um curso de tratamento de longo prazo. Os clientes geralmente se encontram com seu terapeuta pelo menos uma vez por semana e podem permanecer em terapia por vários anos.
Técnicas Psicanalíticas
Uma variedade de técnicas terapêuticas é usadas durante a psicanálise, todas elas empregadas na tentativa de maximizar o insight e ganhar consciência do comportamento do paciente. Alguns dos métodos mais populares incluem:
Análise dos sonhos — Na psicanálise, a interpretação dos sonhos é usada para revelar pensamentos inconscientes. Freud pensava que ideias e sentimentos reprimidos afloravam à superfície da mente por meio dos sonhos. No entanto, o conteúdo dos sonhos é frequentemente alterado. Portanto, o psicanalista deve ajudar o paciente a interpretar e compreender a substância do sonho para descobrir seus significados ocultos.
Associação livre — Durante a associação livre, o paciente é encorajado a falar sobre qualquer coisa que vier à mente livremente. O psicanalista pode ler uma lista de palavras aleatórias e o paciente simplesmente responde com as primeiras associações que ocorrem. Memórias reprimidas muitas vezes surgem durante o processo de associação livre.
Interpretação — O psicanalista ajuda o paciente a explorar memórias e narrativas pessoais em detalhes e, ao fazê-lo, analisa-as. O terapeuta procura alguns temas comuns nas histórias do paciente. Um deles, o chamado “deslize freudiano”, ocorre quando os pacientes acidentalmente revelam algo importante durante uma conversa aleatória. O terapeuta psicanalítico fornece uma interpretação da escolha inadvertida de palavra ou frase do paciente.
Transferência – Os pacientes se envolvem em transferência quando transferem sentimentos que tiveram por alguém em seu passado para o presente. Às vezes, a transferência ocorre entre o paciente e o terapeuta. Os pacientes podem aplicar certos sentimentos em relação ao terapeuta que realmente se relacionam com alguém de seu passado.
Tratamento Psicanalítico: Metas e Objetivos
Um dos principais objetivos da psicanálise é ajudar os pacientes a identificar os pensamentos, comportamentos e desejos ocultos que estão criando problemas em sua existência cotidiana. O objetivo é ajudar os pacientes a entender as questões que causaram problemas profundamente enraizados e uma perspectiva desadaptativa da vida. A psicanálise ajuda o paciente a adotar um novo ponto de vista. Essa nova atitude pode gerar mudanças e crescimentos significativos na vida do paciente.
Psicanálise: mitos e falsos estereótipos
Numerosos falsos estereótipos e mitos estão associados à psicanálise. O público em geral normalmente mantém uma visão desatualizada da psicanálise, talvez recolhida de retratos de psicanalistas na televisão ou no cinema, que está longe de ser precisa. Alguns dos estereótipos mais comuns da psicanálise incluem:
A psicanálise dura para sempre
Embora seja verdade que o tratamento psicanalítico leva mais tempo do que outros tipos de terapias, o paciente não se submete ao tratamento para sempre. O objetivo do tratamento é ajudar os pacientes a desenvolver uma compreensão mais profunda de seus pensamentos, sentimentos e memórias inconscientes para gerar crescimento permanente e alterações na personalidade. O profundo nível de compreensão exigido na psicanálise não se desenvolve da noite para o dia, e é por isso que um paciente pode estar em terapia por vários anos.
A psicanálise não é uma ciência real
É um mito que a psicanálise é uma ciência falsa. A teoria e a prática psicanalíticas têm sido objeto de inúmeras pesquisas ao longo dos anos, que provaram sua precisão e eficácia. Na verdade, a terapia psicanalítica geralmente é bem-sucedida quando outros tipos de tratamento falharam. A terapia psicanalítica é um tratamento reconhecido nacionalmente pelas principais seguradoras, que reembolsam os pacientes pelo tratamento.
A psicanálise é apenas sobre sexo
Embora Freud tenha popularizado o termo “libido”, ele não pretendia que o termo fosse aplicado apenas ao desejo sexual. Na psicanálise, a libido refere-se à energia ou força vital que impulsiona todo o comportamento humano, não apenas as paixões sexuais. Embora a luxúria geralmente conduza o comportamento, não é o motivador de todas as ações. A psicanálise se concentra em muitos outros aspectos da experiência que impulsionam o comportamento.
Quando a terapia psicanalítica é recomendada?
A psicanálise é mais adequada para alguns pacientes do que para outros. É particularmente útil para aquelas pessoas que desejam desenvolver uma compreensão profunda de seus motivadores internos. Essa terapia também funciona bem para aqueles que desejam dar sentido às suas experiências e lidar com o cerne do dilema, e não apenas com suas manifestações. O paciente em psicanálise normalmente deve passar por um tratamento de longo prazo, o que indica disposição e compromisso com o que às vezes pode ser um doloroso processo de crescimento.
Se gostou do conteúdo, compartilhe! Mas se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco do Grupo Efraim, nossos especialistas terão muito prazer em ajudar.